A vasectomia é a cirurgia que deixa o homem estéril (esterilização masculina). É um tratamento feito para homens que não desejam mais ter filhos, sendo considerado um método contraceptivo a longo prazo mais eficiente que existe e está entre as opções mais seguras para o planejamento familiar.
A cirurgia consiste em um corte na bolsa testicular, que interrompe a passagem de espermatozoides pelos dois canais deferentes. O sêmen continua sendo expelido na relação sexual, mas sem gametas.
É uma pequena cirurgia feita com anestesia local em cima do escroto e não precisa de internação hospitalar. Os canais deferentes são separados dos vasos sanguíneos e então podem ser cortados. Os cotos deferenciais são invertidos, a fim de diminuir as chances de recanalização espontânea.
Abaixo seguem algumas das perguntas mais comuns de grande parte dos pacientes:
_Qual a eficácia da vasectomia?
A eficácia da vasectomia é de 99% para prevenir gravidez espontânea. Comparado a outros métodos contraceptivos, é considerado o mais seguro. A chance de falência do método contraceptivo é 0,05%, ou seja, 1 em cada 2000 cirurgias podem ocorrer recanalização espontânea.
_Qual prazo para a cirurgia apresentar eficácia?
O paciente deve esperar um período de 3 meses ou ter 25 ejaculações antes de realizar um espermograma e mostrar este exame para um médico.
Somente após a liberação do médico, o paciente pode abandonar outros métodos contraceptivos.
_O que deve ser considerado antes de realizar a vasectomia?
O paciente deve ser maior que 25 anos de idade ou ter pelo menos 1 filho. Apesar de ser permitido realizar vasectomia em homens que não tem filhos, não é o mais indicado a fazer, pois pode haver dificuldade em realizar a reversão da vasectomia no futuro e este paciente necessitar de tratamento de reprodução assistida.
_Há riscos na realização da cirurgia de vasectomia?
Pode haver complicações da operação que são hematomas (sangramento), manchas escuras no escroto e pênis (equimoses), dor ou infecção (febre).
_A vasectomia é permanente?
A vasectomia é um método contraceptivo permanente por definição. Mas é possível ser revertida, em alguns casos. A chance de reversão da vasectomia vai caindo ao longo do tempo. Sempre é aconselhado os casais optarem por utilizar outros métodos contraceptivos ao invés da vasectomia, se ainda desejam ter filhos.
Uma avaliação psicológica e um prazo de 60 dias da manifestação do desejo até realizar a cirurgia são recomendadas para que não haja arrependimentos, inclusive sendo exigidos por lei que rege a cirurgia.