O Ultrasson de Pênis com Doppler é um exame fundamental para o perfeito diagnóstico da causa da disfunção erétil (impotência sexual). Este exame irá definir, entre as muitas causas da disfunção, permitindo ao urologista solicitante fazer a indicação do tratamento ideal para seu caso.
No caso do Doppler Colorido Peniano com Fármaco-Indução, o enfoque do exame é o pênis e sua vascularização.
O exame fornece informações sobre a hemodinâmica do pênis, após a dilatação das artérias cavernosas e o relaxamento da musculatura lisa do pênis com uso de agentes vasoativos, como prostaglandinas, papaverina e fentolamina.
O objetivo é distinguir insuficiência arterial de outros distúrbios de ereção como, por exemplo, o escape venoso que é uma falha no mecanismo oclusivo no qual as veias emissárias são comprimidas entre o corpo cavernoso e a túnica.
A velocidade de sangue na artéria cavernosa é medida no momento do exame. No momento da administração do vasodilatador, a velocidade sistólica máxima e a velocidade diastólica final são medidas nas artérias cavernosas.
O valor da VSM menor que 30 a 35cm/s é indicativa de doença arterial enquanto VDF persistente maior do que 5cm/s prevê pacientes que podem ter refluxo venoso.
Ultrasson Peniano com Doppler é o melhor exame para avaliação da disfunção erétil na era moderna.
O exame é indolor, seguro, com duração de aproximadamente 30 minutos. Para realizar o exame é necessário agendamento prévio e o mesmo não tem preparo.
Outros nomes para esse exame: Doppler de Corpos Cavernosos, Doppler Colorido Peniano com Fármaco-Indução, Doppler Color Peniano, Ultrasson Peniano fármaco indução, Ultrassonografia de Pênis com Fármaco-Indução, Ultrassonografia de Pênis com Doppler Color, Ecografia Peniana com Doppler, Ultrasson Peniano com prostaglandina, Doppler fluxometria peniana.
Dr. Claudio Guimarães realiza o exame de Ultrassonografia de Pênis com Doppler e realiza o tratamento da disfunção erétil. Agende já!