Um estudo na população norte-americana estimou que 12 milhões de pessoas naquele país sofrem de incontinência urinária. Essa patologia pode afetar pessoas de todas as idades, ambos os sexos, em todos os níveis sociais e econômicos.
Estima-se que entre 15% a 30% das pessoas acima de 60 anos que vivem em ambiente domiciliar apresentem algum grau de incontinência. As mulheres têm probabilidade 2 vezes maior que os homens de apresentar esta condição.
O número exato de pessoas afetadas pode ser muito maior do que as estimativas atuais, pois acredita-se que grande parte das pessoas afetadas não procuram ajuda por vergonha ou por acharem que o problema é consequência normal do envelhecimento e não existe tratamento.
Essa patologia pode ser dividida em:
• Incontinência Urinária de Esforço
Ocorre devido a uma deficiência no suporte vesical e uretral que é feito pelos músculos do assoalho pélvico ou por uma fraqueza ou lesão do esfíncter uretral. Essa condição leva a perda de urina quando você faz esforços com o abdômen, tais como tossir, espirrar, correr, rir, pegar peso, levantar ou até mesmo andar.
• Incontinência Urinária por Urgência
Acontece quando a bexiga está hiperativa, ou seja, contrai sem o seu comando ou desejo de que ela faça isso. Você pode sentir como se não conseguisse chegar ao toalete, um súbito desejo de urinar que pode ou não ser controlado. E algumas vezes, você pode perder urina sem nenhum aviso.
A bexiga pode tornar-se hiperativa devido uma infecção urinária que irrita a mucosa da bexiga ou por alterações nos nervos que normalmente controlam a bexiga. Em muitos casos, a causa pode não ser detectada.
• Incontinência Urinária Mista
É uma combinação das duas condições anteriores.
Muitos tipos de tratamento estão disponíveis. Um Urologista poderá recomendar o tratamento adequado para cada tipo. As formas de tratamento podem variar sendo desde uma simples mudança nos hábitos, indicação de fisioterapia pélvica e até cirurgias minimamente invasivas.
É importante ressaltar que INCONTINÊNCIA URINÁRIA TEM TRATAMENTO. Se você sofre de incontinência urinária? Busque o tratamento adequado com o Urologista.