A gravidez na menopausa, embora seja raro de acontecer, é possível. Muitas mulheres ao longo da vida vão adiando o sonho de ser mãe, por questões profissionais, financeiras, familiares ou outras, e quando se vêem com mais idade observam que suas chances de engravidar vão se reduzindo. A menopausa chega para a mulher, na maioria das vezes, entre os 48 e 51 anos e após sua instalação as chances de gravidez natural são praticamente zero.
É importante ressaltar que durante a instalação do processo da menopausa, chamado climatério (período que se destaca por fortes dores de cabeça, ondas de calor e menstruação irregular) e embora a mulher tenha menstruações irregulares é possível sim que em um ciclo aconteça a gravidez. Mas não é tão comum.
Quando existe o desejo de Engravidar após a Menopausa
Os principais tratamentos indicados para esta faixa etária são a fertilização in vitro (FIV) com óvulos doados e transferência de embrião doado, pois na menopausa são os ovários que não trabalham mais na produção de óvulos, mas o útero continua pronto para a gestação de um bebê.
Para entender mais sobre os diversos processos de Fertilização in Vitro disponíveis clique aqui.
Há também a opção de Fertilização in Vitro com óvulos próprios, que, através de técnicas de congelamento de óvulos (criopreservação), devem ser congelados anteriormente pela paciente.
Para mais informações consulte o nosso artigo sobre “Congelamento de Óvulos” clicando aqui.
Para que esse processo de fertilização seja realizado de forma segura, seja com acesso a doadoras de óvulos ou através de técnicas de congelamento de óvulos, é importantíssimo que a tentante procure um especialista em Reprodução Humana. Também é de suma importância que o especialista acompanhe a gravidez, afinal após a menopausa toda gravidez tem o status de “gravidez de risco” pela idade em que a paciente se encontra.