ESPECIALISTA EM FERTILIDADE DR. CLAUDIO GUIMARÃES
O especialista em fertilidade irá avaliar o casal para diagnóstico e tratamento conforme resultado das causas encontradas para infertilidade conjugal. O primeiro conceito que devemos ter é que a fertilidade do ser humano é relativamente baixa. Um casal apresenta uma chance de engravidar de cerca de 20% ao mês. Assim, é comum haver algum tempo entre o início das tentativas de engravidar e a gestação, o que levanta a primeira questão: quando um casal deve pensar em infertilidade?
Os principais fatores masculino para infertilidade são: varicocele, processos infecciosos; exposição a toxinas, alterações hormonais ou obstrução dos ductos de transporte.
Define-se infertilidade conjugal, como a ausência de gravidez, após 12 meses de relações sexuais regulares, sem uso de método anticoncepcional. Após esse limite de tempo, o casal deve procurar assistência médica especializada, para uma avaliação adequada.
Causas da Infertilidade
A etapas do processo reprodutivo precisam estar em perfeito funcionamento para ocorrer a gravidez. As principais fases são a ovulação, a captação do óvulo pela tuba, a fertilização deste pelo espermatozóide, e por fim a implantação do embrião formado no útero.
Portanto, as principais causas de infertilidade, que podem ser tanto femininos, como masculinos.
Os principais fatores femininos para infertilidade, são problemas ovulatórios, alterações na tubárea ou no útero, alterações hormonais e endometriose.
Os principais fatores masculino para infertilidade são: varicocele, processos infecciosos; exposição a toxinas, alterações hormonais ou obstrução dos ductos de transporte.
Baseada nos principais fatores da infertilidade, a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva estabeleceu quatro cuidados principais:
- Idade: não deixar para engravidar tarde
- Doenças sexualmente transmissíveis: prevenir e tratar rapidamente
- Peso: evitar baixo peso ou obesidade
- Tabagismo: para de fumar, pois o cigarro reduz a fertilidade.
Ressalta-se que 10% dos casais não apresentam uma causa clara, mesmo após investigação completa .
Por outro lado, cerca de 20% dos casais apresentará problemas tanto na mulher como no homem, o que explica a importância de sempre investigar o casal.
Quer saber mais? Leia também: AVALIAÇÃO DO CASAL INFÉRTIL