É possível acontecer do casal ser fértil e apresentar dificuldade em engravidar? Sim! Muitas pessoas pensam que a mulher engravida de uma hora para outra e supõem que ficar gravida é uma coisa rápida e fácil. Muito pelo contrário, casais se esforçam durante algum tempo para conseguir esse sucesso.
Existe um público, que obtém sucesso com maior agilidade, são as mulheres mais novas. Por conta disso, é muito mais comum ouvir notícias alertando sobre os cuidados e uso de contraceptivos para não acontecer aquela gravidez indesejada.
O período fértil
Você e seu parceiro são saudáveis, jovens, mas, comentem um erro ao não terem relações sexuais no período fértil da mulher, que é quando as chances de engravidar são maiores.
Para descobrir o dia exato da ovulação, o mais indicado em qualquer situação é procurar o especialista para o acompanhamento médico. Ele avaliará o ciclo menstrual da mulher, que pode ser descoberto através de um ultrassom transvaginal seriado, teste de ovulação da farmácia ou até mesmo pela própria mulher, acompanhando os sintomas físicos do corpo diariamente.
Ao ter definido o ciclo, pode ser utilizada a tabelinha, método tradicional e simples, usada tanto para aqueles que não desejam ter filhos, tanto para os que desejam.
Para mulheres, cujo ciclo menstrual é irregular, decorrente de síndrome de ovários policísticos, esse método pode ser realizado por meio da estimulação da ovulação, melhorando a qualidade e o número de óvulos para a fecundação, aumentando a possibilidade de gravidez. O principal risco está relacionado a gestação múltipla. Quando se estimula mais de um folículo, a chances de acontecer uma gestação gemelar, podendo desencadear um parto prematuro, diabetes gestacional.
Outro risco é a Síndrome da Hiper Estimulação Ovariana , quando a produção aumenta muito por conta da resposta exagerada dos ovários, correndo o risco de engravidar de trigêmeos, mas normalmente isso ocorre quando não se tem o acompanhamento médico, pois assim, não terá um controle sobre os medicamentos.
Facilidades do uso da Tabelinha
Já existe diversas formas para facilitar o uso da tabelinha, aplicativos no celular onde precisará somente inserir os seus dados e o calendário orientará sobre as datas.
Caso queira fazer o seu próprio, você marcará o primeiro dia de menstruação e contará 14 dias, nesta data você estará fértil. Mas como esse dia pode variar devido ao stress e alterações hormonais, é indicado manter relações dois dias antes e dois dias depois para não haver erro, totalizando 5 dias.
Vale ressaltar que tudo requer um pouco de esforço, por manter relações ativas e seguir corretamente outros aspectos, como: alimentação e até mesmo a ansiedade, pois o ciclo menstrual, está diretamente ligado ao controle das emoções.
Se houver algum abalo emocional, prejudicará desregulando a menstruação e sem o estímulo de ovulação adequada, a mulher não engravida. Com isso é sempre bom reforçar para os casais, que se ajudem e se acalme, pois isso é o ponto principal para a realização de ambos.
Está com dificuldade de engravidar?
Agende sua consulta com Dr. Claudio Guimarães, Urologista e Especialista em Reprodução Humana.