Diagnóstico da infertilidade na Mulher
Existe um protocolo médico para avaliação e diagnóstico da infertilidade na mulher, mas cada pessoa é diferente e por isso poderá variar, caso a caso.O especialista em Reprodução Humana irá avaliar todo seu histórico de saúde e irá solicitar os exames que entender ser necessário para o diagnóstico no seu caso.
1_Hormônio Anti-Mulleriano e Cariótipo:
São coletadas amostras de sangue em qualquer fase do ciclo menstrual, entretanto, a mulher deve ter ficado os últimos 3 meses sem ter usado contraceptivos hormonais.
2_Já a Ressonância Magnética de Pelve, trata-se exclusivamente da avaliação de imagens. A paciente é colocada deitada no interior do equipamento, onde há uma radiofrequência que contribui para uma imagem de alta qualidade. Esse processo é feito para à análise de endometriose, mas pode ajudar na descoberta de outros problemas como cistos, tumores e miomas.
3_Ultrassonografia Transvaginal: se consegue identificar as alterações uterinas, avaliar as condições de ovulação, detectar alterações tubárias, suspeitar de lesões como endometriose e endometrioma. O exame é feito com a ajuda de uma sonda que mostra as imagens imediatamente. De acordo com o que se deseja avaliar, o médico indicara qual fase do ciclo menstrual o exame deve ser feito.
4_Ultrassom Transvaginal Seriada, é mais especifica, fazendo com que o processo seja mais demorado. São nada mais que ultrassons regulares até a ovulação. Isso é importante para descobrir o auge da fertilidade e para saber quando os óvulos estarão maduros.
5_Histerossalpingografia (HSG) também faz parte da lista de procedimentos a serem realizados. É o exame necessário para avaliar a cavidade e tubas uterinas.
O exame é feito da seguinte forma: um liquido contendo contraste é injetado através do cateter no colo do útero, seguido de radiografia. Para identificar alterações na anatomia da cavidade endometrial e dos tubos ou desvios neste órgão.
Pode ocorrer a necessidade de solicitar mais exames, para ajudar no diagnóstico, como:
6_Biópsia de Endométrio: é o exame utilizado para causas microscópicas intrauterinas de infertilidade, aquelas mais difíceis de visualizar nos outros tipos de mecanismo. Para isso é preciso que o médico faça uma pequena retirada de um fragmento do endométrio para a análise especifica, já é empregue a anestesia local, para um conforto melhor da paciente.
7_A Videolaparoscopia, é indicado como tratamento para doenças já suspeitas. É utilizado para diagnostico da endometriose, mas, como já existem formas mais simples para descobrir esta causa, esse tipo procedimento acaba sendo mais para o diagnostico ou técnica cirúrgica de tumor abdominal, doenças ginecológicas, biópsia ovariana, gravidez ectópica.
O especialista em Reprodução Humana, normalmente solicita os exames não invasivos podem constatar as causas mais comuns de infertilidade, e a depender dos resultados pode não ser necessário solicitar os exames invasivos.
Saiba mais sobre outros exames Dr. Claudio Guimarães é Urologista e Especialista em Reprodução Humana.