A cirurgia de reversão de vasectomia é o procedimento realizado quando o homem vasectomizado deseja voltar a ser fértil.
Seja por separação seguida de outra união, seja por necessidade ou vontade de ter mais filhos na mesma relação, cerca de 6% dos homens procuram um médico Especialista em Infertilidade e Reprodução Humana para realizar a Reversão de vasectomia.
Para homens que realizaram a cirurgia há menos de 14 anos, existe uma grande possibilidade de reversão de vasectomia.
Quando a reversão de vasectomia é indicada?
A reversão é indicada para homens que fizeram a vasectomia há menos de 14 anos, pois só assim é possível ter maiores chances de sucesso. Isso ocorre porque com o tempo vai ocorrendo um processo de fibrose, criando obstruções abaixo de onde foi feito o rompimento do canal deferente. Nesses casos é preciso fazer uma conexão fora da área obstruída.
Quando a reversão de vasectomia não é indicada?
Dificilmente a reversão é contraindicada. Alguns tipos de cirurgia de vasectomia incluem a cauterização dos canais deferentes. Nesses casos não é possível reverter o procedimento.
Qual duração da cirurgia de reversão de vasectomia?
Depende muito do procedimento a ser adotado, mas dura de 2 a 4 horas. O procedimento é feito com anestesia geral, mas sem intubação, e sim com máscara laríngea. Se a cirurgia for feita pela manhã, no mesmo dia a tarde o homem já pode receber alta. Após 45 dias, será realizado um exame chamado espermograma, para avaliar a quantidade de espermatozoides no sêmen, além de sua motilidade e morfologia.
O que esperar da Reversão de Vasectomia?
Ao religar os dutos do canal deferente, eles voltam a funcionar normalmente. Porém, quanto maior é o intervalo entre a vasectomia e sua reversão, menores as chances de sucesso. Os valores são de 70% de chances de gravidez quando a reversão for feita após 3 ou 4 anos e chega a cair para 30 a 40% após 10 anos. A idade do homem também influencia, já que a fertilidade do homem também cai após os 45 anos. Além disso, é preciso avaliar o casal como um todo: o marido pode voltar a ter sua fertilidade normal, mas a idade da mulher também interfere nas chances da gravidez.
Há riscos na cirurgia?
Basicamente não há riscos de realizar a cirurgia de reversão de vasectomia, a não ser que haja algum problema de coagulação sanguínea devido a cirurgia ter maior risco de hematomas (sangramento). Mesmo assim não uma contra indicação absoluta. Nesses casos podemos colocar drenos no escroto a fim de evitar o aprisionamento desses sangramentos (hematomas).
No vídeo a seguir Dr. Claudio explica sobre a Reversão de Vasectomia: como é a cirurgia, prós e contras.